Mafalda tentando entender este mundo ...

12 de abril de 2012

Faça o seu Coração Vibrar



Autor: Osho
Editora: Sextante

"Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você. Você é uma obra de arte - impossível de repetir, incomparável, absolutamente única"
"Não pense que você tem que ser perfeito, pense que tem que ser total. A totalidade dá a você uma dimensão diferente"


"O homem é o único animal imperfeito (...) E é exatamente aí que está sua glória, porque na imperfeição existe crescimento, abertura, evolução. (...) A perfeição seria um suicídio para a humanidade"

"A maior calamidade que pode acontecer a uma pessoa é ela ficar séria e prática demais. Um pouquinho de loucura e de excentricidade só faz bem"

"A existência não é um problema que precisa ser solucionado, é um mistério a ser vivido (...) O problema é algo criado pela mente. O mistério é algo que simplesmente existe ..."

"Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências"

"Cometer erros não é errado - cometa todos os erros de que for capaz. É desse jeito que você aprenderá mais. Só não cometa o mesmo erro mais de uma vez: isso faz de você um tolo"

"Seja o que for que esteja fazendo, pensando ou decidindo, lembre-se de perguntar uma coisa: isto está vindo de você ou se trata de uma outra pessoa falando? (...) Livre-se das vozes que existem em você (...) Descubra sua própria voz. Depois faça o que ela diz sem receio. Aonde quer que ela o leve, é ali que está o objetivo de sua vida, é ali que está seu destino. É só ali que você encontrará satisfação, contentamento"

"Da boca pra fora, todo mundo quer liberdade, mas ninguém é livre de fato e ninguém quer realmente ser livre, porque a liberdade traz responsabilidade"

"A vida é basicamente insegura. Essa é sua qualidade intrínseca. Nada pode mudar isso. A morte é segura, absolutamente segura. No momento em que você escolhe a vida, está escolhendo a insegurança"

"A maioria se compõe de idiotas, completos idiotas. Cuidado com a maioria. Se tantas pessoas estão seguindo alguma coisa, isso já é prova suficiente de que ela está errada. A verdade acontece a indivíduos, nunca à multidões"

"A mente só conhece o conflito. Mesmo quando não há um conflito, a mente cria um. Mesmo quando não existe qualquer problema, a mente cria um. A mente não pode existir sem problemas ..."

"Não rejeite a mente - entende-a. (...) A mente tem sua utilidade - não existiriam qualquer ciência sem a mente, qualquer tecnologia (...) Você acha que você é a mente - aí está o problema. Pare de se identificar com a mente. Seja o observador e deixe-a funcionar - sob sua vigilância, seu testemunho, sua observação. (...) Trate-a com cuidado. Mas continue à distância, indiferente, desapegado. Quando escreve, você não se torna a caneta, embora não possa escrever sem ela"

"O amor é a fragrância da liberdade"

"O ciume é a falta de amor (...) No momento em que você possui um ser vivo, você o mata. A vida não pode ser possuída. Você não pode segurá-la nas mãos. Se quiser tê-la, você terá que deixar as mãos abertas"

"Quando tiver um pequeno vislumbre de que é você quem cria seu próprio sofrimento, será muito difícil continuar a criá-lo. É fácil viver em sofrimento quando você acredita que são os outros que o provocam"

"A função dos pais não é ajudar os filhos a crescerem - eles crescerão sem você. A função deles é apoiar, nutrir, ajudar o que já está crescendo. Não indique direções e não dê idéias. Não fale a eles o que é certo e o que é errado - deixe-os descobrir isso através da própria experiência"

"Os mistérios da existência só são desvendados para a criança inteligente. E a pessoa realmente inteligente continua sendo criança até seu último suspiro. (...) Jesus está certo ao dizer: 'A menos que nasça novamente, você não verá o reino de Deus"

"Maturidade nada tem a ver com as experiências exteriores da vida. Tem algo a ver com sua jornada interior, com as experiências do seu interior. Maturidade é um outro nome para realização: você chegou à plenitude do seu potencial, tornou-se você de verdade"

"O crente não é alguém que busca. Ele não quer buscar nada. É por isso que ele acredita. (...) O crente quer ser levado, salvo. Ele precisa de um salvador. Ele está sempre em busca de um Messias (...) Ninguém pode salvá-lo, a não ser você mesmo. A crença não tem nada a ver com a verdade. Você pode acreditar que é noite, mas o dia não vai anoitecer só porque você acredita nisso. Existe esse perigo na crença: ela faz você achar que conhece a verdade, isso se torna uma grande barreira na busca"

"Você precisa de poder apenas para fazer algo nocivo. Do contrário, o amor é suficiente, a compaixão é suficiente"

"A vida em si é uma tela em branco: ela se torna aquilo que você pintar nela. Você pode pintar sofrimento, pode pintar bem-aventurança. Essa liberdade é nossa glória"



Quem é o autor?
Osho foi um dos mais influentes líderes espirituais do século vinte. Orador brilhante e polêmico, ele inspirou milhares de pessoas de todas as idades, países e formações religiosas com seus ensinamentos simples e diretos. Nos anos 70, ele capturou a atenção de jovens do Ocidente que queriam experimentar a meditação e atingir a iluminação. Mais de uma década após sua morte, aos 59 anos, em 1990, o interesse por sua obra continua a se expandir. Seu epitáfio diz que ele "nunca nasceu, nunca morreu; apenas visitou o planeta Terra entre 1931 e 1990".

2 comentários:

  1. O Osho tem frases maravilhosas! Ele foi muito contestado por ter morrido em consequencia à AIDS. Era iluminado, mas um ser humano como nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho D+! Grande coisa o motivo pelo qual morremos ... acidente de carro, aids, cancer, suicídio, lipoaspiração. Que importa?

      Excluir