Mafalda tentando entender este mundo ...

19 de junho de 2012

Educar sem culpa


Autora: Tania Zagury
Editora: Record


"A criança sabe quando você - pai/mãe - está feliz"


"Muitos pais agem como se temessem os filhos, embora muitas vezes nem tenham consciência disso. Assim, vivem alarmados, com medo por exemplo de que os pequeninos acordem, porque aí 'terão' de brincar com eles, ler historinhas, enfim 'ficar à disposição' "

"A culpa na geração de pais de hoje é tão grande e encontra-se tão arraigada que eles mesmos nem percebem. Um simples choro da criança causa-lhes uma sensação que não conseguem aguentar e que os faz partir imediatamente, sem qualquer análise, para atendê-la em tudo que solicite"

"O mais importante papel dos pais é o que denomino 'gênese da ética'. Além de atender as necessidades básicas essenciais à vida (fome, sede, sono, segurança e amor), cabe a nós pais, no plano social, transmitir aos nossos filhos um certo grupo de valores, de idéias, de comportamentos que lhes irá permitir, no futuro, a convivência numa sociedade, se não melhor, pelo menos com um mínimo de possibilidades de harmonia"

"Quando por fim cessam as atividades do dia, sua mulher literalmente 'desmaia' a seu lado para 'aproveitar' a folguinha entre uma mamada e outra. Alguns (pais) ficam amuados por terem perdido seu lugar de honra na vida da esposa. Outros acham imcompreensível uma mulher ficar 'tão esgotada tendo APENAS ficado em casa o dia todo, com uma empregada, às vezes a mãe para ajudar e mais nada a fazer senão cuidar daquela coisinha minúscula'. Será que dá mesmo tanto trabalho? Não será exagero?  Assim, se não há o hábito de diálogo entre o casal, as coisas não ditas e não discutidas conjuntamente vão sendo 'empurradas' para o fundo do coração onde começam a azedar as relações. Esse é apenas um dos aspectos do problema: o da necessidade de o casal conversar plenamente sobre tudo o que sente"

"Você busca no companheiro o apoio, o ombro amigo e descobre que ele não concorda com o que você pensa ou diz ... Aí se desentendem e discutem. Pouco a pouco um ressentimento vai ficando lá por dentro e aos poucos vocês vão deixando de conversar a respeito do que fazer. Cada um vai fazendo do seu jeito, do modo que acha melhor, esquecendo-se porém de que são os dois os responsáveis pelo pinguinho de gente que dorme profundamente lá no quarto"


"Freud, em sua teoria da construção da personalidade, explica que ao nascer, o homem tem apenas a primeira estrutura, o Id, que é basicamente composto de instintos. É emocional e primário. Assim somos ao nascer e nos primeiros anos de vida. Precisamos ser imediatamente atendidos em nossas necessidades. Então se o bebê tem fome, ele abre um berreiro (...) A segunda estrutura forma-se aos poucos, com contato com o meio - é o Ego. Uma de suas funções importantes é dotar o indivíduo da capacidade de resistir às frustrações (...) Quanto maior a tolerância à frustração, mais o indivíduo se fortalece, no sentido de contornar e superar problemas"


"Quando seu filho levantar a mão pra você, a primeira vez que ele fizer isso deve ser também a última. Em primeiro lugar porque se você o respeita deve ensiná-lo também a respeitar o outro. Em segundo, porque temos a obrigação de lhes passar a noção de respeito aos mais velhos. E terceiro, porque porque os estaremos ajudando ao ensinarmos que eles tem que aprender a se controlar, a controlar suas emoções, suas raivas, seus ódios. Temos que ajudá-los a tolerar suas frustrações"




" 'Devo bater se ele me bate? - Algumas pessoas me perguntam -  'Não, claro que não. (...) Afinal, nós temos maturidade emocional, ou não? Devemos sim evitar que a criança 
nos atinja' "





Leia mais neste livro:


- Seu filho quer usar brincos? Quer assistir a um filme violento? Tem tudo mas vive insatisfeito? 
Leia neste livro o que fazer
- A "lei de Gérson" na educação
- Por que não se deve "dar ao meu filho tudo que não tive"
- Quanto tempo seu filho deve assistir à TV por dia.
 - Vovós que "estragam"os netinhos
- Pais separados - como educar?
- Quando a culpa é sempre dos filhos dos outros
- Como lidar com a individualidade de cada filho e com o ciúmes entre eles


Quem é a autora?
Site oficial: www.taniazagury.com.br

3 comentários: