Mafalda tentando entender este mundo ...

28 de julho de 2012

"Manuais" de Instruções para Pais



Seria um sonho, não?

Já imaginaram ter um manual de instruções que de forma simples e didática nos ensinasse a resolver todos os problemas com nossos filhos da melhor maneira possível?

Já, eu sei!

Que mãe nunca desejou ter um manual de instruções acoplado ao bebê quando ele sai da barriga da gente?

Por isso que quando eu fiquei grávida e algumas mães
me deram dicas de livros (que mais pareciam manuais) para ler durante a gravidez 
eu saí correndo pra comprá-los.

Minha filha tem 4 anos e meio.
É considerada pelas pessoas que a conhecem e por seus professores uma criança segura, alegre, muito organizada e concentrada, calma, educada e que tem muitos amigos! 
Consegue ficar sentada à mesa de um restaurante, por exemplo, por 1 hora e consegue ir a uma loja de brinquedos, pedir vários deles e sair sem nenhum sem fazer nenhuma birra ou escândalo.

Então, resolvi escrever este post para registrar os livros que me ajudaram a conseguir isso.
Mas claro que não foram só os livros. 
Crianças seguras, por exemplo, dependem de pais que dêem a ela a necessária atenção e todo o Amor que ela precisa!
Também não podemos esquecer que sempre há um componente genético que faz com que por exemplo algumas crianças sejam mais agitadas e outras mais calmas. 
Mas devo muito às inúmeras leituras que fiz e compartilhei com meu marido.
Nossa educação "em uníssono" também ajudou muito já que, como nossa filha foi planejada, tivemos um bom tempo para decidir como ela seria criada então raramente acontece de um falar uma coisa e o outro outra ou pior um desautorizar o outro na frente da criança o que costuma ser catastrófico!

Durante a gestação eu li um pouco do "O que esperar quando você está esperando" 

mas apesar de tê-lo achado interessante e bastante completo ele me cansou e não consegui ler tudo!
Trata-se porém de um best-seller e muitas mães são fãs de carteirinha.
O denso livro, no entanto, torna necessária sua leitura durante a gravidez mesmo, como o próprio título do livro sugere!

O livro que mais me ajudou, campeão de acessos aqui em casa foi "A Encantadora de Bebês". O livro é tão bom que mais tarde me tornei fã até do "Encantador de Cães" (o americano César Milan que protagoniza um programa de mesmo nome na TV a cabo) tamanha minha surpresa com os bons resultados do método de Tracy Hogg, autora do livro.

Este livro já foi lido e bem recebido por milhares e milhares de mães! E o mais legal é que a grande maioria dele pode ser lida (e de forma bem mais proveitosa) depois do nascimento do seu filho já que o livro é muito bem dividido pelas idades do bebê (de 0 a 3 anos)  e acontecimentos (por exemplo: introdução dos alimentos sólidos, retirada da fralda etc).



Quantas vezes eu abri o livro (no meu caso o rosa)  em determinada página, com minha filha no colo num momento de desespero?

E funcionava!

O resultado mais maravilhoso que obtive com os ensinamentos deste livro foi o hábito de sono da minha filha. Desde que nasceu,  ela dorme sozinha em seu quarto sem necessitar de "artimanhas" para pegar no sono. Que maravilha!

Até minha filha completar 3 anos lá estava eu, vira e mexe, lendo alguma coisa sobre aquela determinada fase de seu desenvolvimento.

Simplificou muito nossa vida por aqui.

Quando minha filha estava prestes a completar 2 anos, eu que já era fã do programa de TV (Inglês e Brasileiro) comecei a ler o livro da Supernanny "Filhos Autônomos, Filhos Felizes" sobre seu método de disciplina.
Sei que tem gente que detesta, mas eu quero deixar bem registrado:

EU ADORO!



Por que será mesmo que minha filha sai de uma loja de brinquedos contrariada porém sem "dar piti" ? Ou consegue ficar uma hora sentada à mesa de um restaurante?

Pois podem crer: por causa deste método de disciplina que ensina pais a ajudarem as crianças a terem autocontrole sem necessidade de castigos (nem físicos nem psicológicos).

Respeitar o filho é fundamental para ser respeitado e este método trata disso!

Respeitar o filho também significa aprender sobre suas fases de desenvolvimento para poder suprir todas as suas necessidades físicas, emocionais e psicológicas!
É por isso que continuo lendo muito a respeito.
Sei da responsabilidade que tenho como criadora e educadora de um ser humano.

Para terminar, não posso deixar de citar "Manual de Instruções" de Tânia Zagury. Dedicado a pais de crianças e adolescentes das gerações X e Y.



O livro é dividido pelos seguintes capítulos:
- como fazer seu filho comer bem
- como acabar com os chiliques
- como dormir em paz (mesmo tendo filhos)
- como ter filhos educados
- como fazer seu filho falar
- como agir quando seu filho bate em você
- como fazer seu filho estudar
- como conviver com as mídias de forma saudável
- como conviver com os meios-irmãos do seu filho


A leitura de um outro livro da autora será de muita valia também para quem tem filhos mais crescidinhos (clique aqui para ler a respeito de "Educar sem Culpa")





Como ela mesma escreve no livro:

"Este livro é para ...
Quem não quer e não gosta de ter problemas desnecessários.
Também será muito útil àqueles que sabem estar perdendo tempo de vida feliz e saudável com os filhos devido a desentendimentos constantes e repetições enfadonhas que podem e devem ser evitados - desde que se tenham orientação e objetivos claros e definidos.
Em resumo, este livro é para pais que querem educar e dar limites aos filhos, mas não sabem como, quando nem de que maneira fazê-lo.

Mas não é para ...

Quem teve filhos e descobriu que é trabalhoso demais cuidar deles e, por isso, deseja encontrar soluções mágicas (fáceis) para amenizar a tarefa (educar filhos não é tarefa fácil).
Nada do que vai ser apresentado vale para pais que estão
- com preguiça;
- com vontade de ir à balada, mas não tem com quem deixar os filhos;
- chateados porque querem ir ao cinema, jantar fora, viajar, dormir sem ser incomodados etc. e não podem porque agora têm filhos"


Boa leitura 
e claro, comentários são bem vindos, especialmente indicações de outros livros sobre o assunto que também os tenham ajudado!



Para saber sobre os autores e livros citados neste post acesse:




O que esperar quando você está esperando



7 comentários:

  1. Sugiro um livro que adorei ler: Rosely Sayão - "Como educar meu filho?". Eu adorei!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana!! Eu li a encantadora de bebes (alias, indicação sua) e amei!!! Posso dizer que me fez tão bem que da vontade de comprar vaaaris exemplares e sair distribuindo para minhas amigas gravidas!!!! Virei fã mesmo!!
    Obrigada pelas dicas!!! Bjs
    Lidia

    ResponderExcluir
  3. Tive essa sensação com o livro da Rosely Sayão! Presenteei vários amigos e colegas!

    ResponderExcluir
  4. Dri, tenho o livro rosa da encantadora de bebês... Será que ainda dá tempo pra ler? Amanda tem 4 anos, amiga! Help! Bjs com saudades, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh adorei o seu blog! Bjs, Fabiana Guerzoni.

      Excluir