Mafalda tentando entender este mundo ...

9 de maio de 2012

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes


Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante



          Este interessante e valioso livro que já foi lido por milhares e milhares de pessoas especialmente pais e professores é dividido em duas partes: a primeira sobre pais e filhos e a segunda sobre professores e o ensino.
         Leitura obrigatória para todos que querem ser educadores (de filhos ou de alunos, não importa!).

          Seguem trechos da primeira parte do livro:


"Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão,
mas quase nada sobre o mundo que são"


"Nossa geração quis dar o melhor para as crianças  e os jovens. Sonhamos grandes sonhos para eles. Procuramos dar os melhores brinquedos, roupas, passeios e escolas. Não queríamos que eles andassem na chuva, se machucassem nas ruas, se ferissem com os brinquedos caseiros e vivessem as dificuldades pelas quais passamos (...) Tiveram uma excelente intenção, só não sabiam que as crianças precisavam ter infância, que necessitavam inventar, correr riscos, frustrar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida"

"Embora coloquemos a sua disposição uma imensa quantidade de conhecimento, não estamos formando pensadores, e sim repetidores de informações"

 "Os jovens na atualidade têm uma mente agitada, inquieta. Não olham para dentro de si mesmos, não desenvolvem a arte da observação e quase não têm prazer em aprender (...) Estamos obstruindo a inteligência das crianças e o prazer de viver com o excesso de informações que estamos oferecendo a elas" 

"As crianças e jovens  aprendem a lidar com fatos lógicos, mas não sabem lidar com fracassos e falhas. Aprendem a resolver problemas matemáticos, mas não sabem resolver seus conflitos existenciais (...) Eles precisam fazer muitas coisas para ter um pouco de prazer, o que gera personalidades flutuantes, instáveis e insatisfeitas. (...) Deveríamos ter a geração de jovens mais felizes que já pisaram a Terra. Mas produzimos uma geração de insatisfeitos (...) Estamos INFORMANDO e não FORMANDO"

"O ser humano é um estranho para si mesmo. A educação tornou-se seca, fria e sem tempero emocional. Os jovens raramente sabem pedir perdão, reconhecer seus limites, e se colocar no lugar dos outros"
"Os jovens são preparados para lidar com decepções? Não! Eles são treinados apenas para o sucesso"

"Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser"

"A imagem que seu filho construiu de você não pode mais ser apagada, só reescrita"

"A mídia descobriu, sem ter conhecimentos científicos, que anunciar as misérias humanas fisga a emoção e gera concentração. De fato, acidentes, mortes, doenças, sequestros geram alto volume de tensão, conduzindo a um arquivamento privilegiado dessas imagens. Nossa memória tornou-se assim uma lata de lixo. Não é à toa que o homem moderno é um ser intranquilo, que sofre por antecipação e tem medo do amanhã"

"Se você errou com seu filho, é insuficiente apenas ser dócil com ele num segundo momento. Pior ainda, não tente compensar sua agressividade comprando-o, dando-lhe coisas. Deste modo, ele o manipulará e não o amará. Você só reparará sua atitude e reeditará o filme do inconsciente se penetrar no mundo dele, se reconhecer seu exagero, se falar com ele sobre sua atitude. Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé da sua vida, mas nas páginas centrais da sua história"

"Nos divórcios é comum o pai prometer aos filhos que jamais os abandonará. Mas, quando diminui a temperatura da culpa, alguns pais também se divorciam dos filhos"

"Se você passar por uma guerra no trabalho, mas tiver paz quando chegar em casa, será um ser humano feliz. Mas se você tiver alegria fora de casa e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga"

"Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade"

"Prepare seu filho para 'ser' pois o mundo preparará seu filho para 'ter' "

"O verdadeiro otimismo é construído pelo enfrentamento dos problemas e não pela sua negação"

"Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar"

"Regras são boas para consertar computadores. Dizer 'faça isso' ou  'não faça aquilo' sem explicar as causas, sem estimular a arte de pensar, produz robôs e não jovens que pensam"

"Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos"

"Pais que não têm coragem de reconhecer seus erros nunca ensinarão seus filhos a enfrentar seus próprios erros e a crescer com eles. Pais que admitem que estão sempre certos nunca ensinarão seus filhos a transcender seus fracassos. Pais que não pedem desculpas nunca ensinarão seus filhos a lidar com a arrogância. Pais que não revelam seus temores terão sempre dificuldade de ensinar seus filhos a ver nas perdas oportunidades para serem mais fortes e experientes"

"A capacidade de reclamar é o adubo da miséria emocional e a capacidade de agradecer é o combustível da felicidade"

"Os jovens que se tornam mestres em reclamar têm grande desvantagem competitiva. Dificilmente conquistarão espaço social e profissional. Alerte-os. (...) Diga-lhes que toda reclamação é acompanhada de um alto grau de tensão, que, por sua vez, sofre um arquivamento privilegiado pelo fenômeno RAM na memória, que lentamente destrói o júbilo da emoção"

"Felicidade não é obra do acaso, felicidade é um treinamento. (...) Treine as crianças para serem excelentes observadoras (...) Leve os jovens a enxergar os singelos momentos, a força que surge nas perdas, a segurança que brota no caos, a grandeza que emana dos pequenos gestos "

"Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos"

"Mais de 50% dos pais nunca tiveram a coragem de dialogar com seus filhos sobre seus medos, perdas e frustrações"

"Se há amor, a obediência é espontânea e natural"

"Abraçar, beijar e falar espontaneamente com os filhos cultiva a afetividade, rompe os laços da solidão (...) O toque e o diálogo são mágicos, criam uma esfera de solidariedade, enriquecem a emoção e resgatam o sentido da vida"

"Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias"

"Para educar precisamos aprender sempre a conhecer na plenitude a palavra paciência"


Quem é o autor?
Augusto Jorge Cury nasceu em 1958, é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de literatura. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.

2 comentários: