Mafalda tentando entender este mundo ...

31 de março de 2012

Nietzsche para Estressados




Autor: Allan Percy
Editora: Sextante

"A sensação de 'trabalhar muito para nada' e o esgotamento que dificulta a concentração podem ser combatidos com a definição de uma meta clara, que ofereça sentido ao que estamos fazendo nos bons e nos maus momentos. (...) Se o indivíduo encontra um sentido para sua vida, é capaz de superar a maior parte das adversidades"

"A primeira condição para encontrar-se é saber aonde se quer chegar (...) Quando nossa vida se torna plena de sentido, de uma hora para outra os esforços já não são cansativos, e sim passos necessários em direção à meta que estabelecemos"

"O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas. Talvez o segredo da felicidade seja deixar de nos preocuparmos com fatores e estatísticas que não dependem de nós e nos divertirmos mais"

"A felicidade é frágil e volátil, pois só é possível sentí-la em certos momentos. Na verdade, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor, uma vez que só percebemos que somos felizes por comparação. (...) Não exibir um sorriso permanente parece ser motivo de vergonha"

"No decorrer da vida, vamos vencendo etapas e devemos morrer - simbolicamente - pra podermos nascer no estágio seguinte"

"A palavra mais ofensiva e a carta mais grosseira são melhores e mais educadas que o silêncio"
Nietzsche

"Precisamos amar a nós mesmos para sermos capazes de nos tolerar e não levar uma vida errante: (...) viva para si mesmo, não para o mundo; fuja das comparações; não busque a perfeição; perdoe seus erros; pare de analisar"

"Dizem que passamos metade da vida resolvendo problemas. Isso é perfeitamente humano. A questão é saber se eles merecem a atenção que lhes dedicamos"

"Quem não sabe julgar o que merece crédito e o que merece ser esquecido,  presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial"
Buda

"Isso vai ter alguma importância daqui a um ano? Se a resposta for positiva, é preciso cuidar da questão imediatamente. Se for negativa, é melhor deixar pra lá"
Richard Carlson

"As pessoas nos castigam por nossas virtudes. Só perdoam sinceramente nossos erros"
Nietzsche

"O contrário do amor não é o ódio,  mas a indiferença"

"A inveja dos homens mostra quão infelizes eles se sentem,  e a atenção constante que dão ao que fazem os demais mostra como sua vida é tediosa"
Schopenhauer

"Nossos julgamentos dizem mais sobre nós mesmos do que sobre aqueles que julgamos (...) O homem mais sábio é aquele capaz de passar pelo mundo sem emitir qualquer juízo (...) Nossa opinião sempre nos denuncia"

"A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional"
Buda

"Um exercício para manter a mente aberta seria comprar, de vez em quando, um jornal com tendência política diferente da nossa, assistir à programação de uma emissora de TV que nunca sintonizamos ou, ainda, ler um autor de cujas ideias discordamos"

"Conviver com pessoas viciadas em reclamar é um tormento, pois o desgaste mental e a negatividade desse tipo de personalidade acabam contagiando tudo ao redor. É por isso que Nietzsche se refere à queixa em si como uma agressão, tanto para quem reclama quanto para os pobres interlocutores"

"São muitas as verdades e , por esse motivo, não existe verdade alguma (...) A tensão que nasce do apego a uma opinião imutável a respeito de tudo - o que faz o resto do mundo parecer hostil - pode ser remediada com a prática da empatia"

"Esta seria a definição de um bom amigo: alguém diante do qual podemos nos comportar de forma autêntica e que nos ajuda a vencer os obstáculos da vida"


"Na maior parte das vezes que não aceitamos uma opinião, isso acontece por causa do tom em que ela foi manifestada"
Nietzsche

"A comparação e a inveja que a acompanha refletem uma admiração mal administrada (...) Deixemos de encarar a prosperidade alheia como algo que nos deprecia. O sucesso de um companheiro de trabalho não significa nosso fracasso. (...) A melhor comparação é a que fazemos com nós mesmos."

"O rancor é um mecanismo de três fases: julgamento, acusação e vingança (...) Durante esse processo manifestamos arrogância e superioridade, paralelamente à falta de compreensão e aceitação. Se deixarmos de emitir juízos, iremos nos livrar desse mecanismo alienante"

"(...) quase todas as pessoas não estão a nosso favor nem contra nós, mas absortas em si mesmas. Aprende-se, finalmente, que, por maior que seja nosso empenho em agradar aos demais, sempre haverá pessoas que não nos amam. Trata-se de uma dura lição no início, mas que no fim se mostra muito tranquilizadora"



"Antes de se casar, pergunte a si mesmo: serei capaz de manter uma boa conversa com essa pessoa até a velhice? Todo o resto é passageiro num matrimônio"
Nietzsche




Quem é o autor?
Allan Percy é especialista em coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Presta consultoria editorial a várias editoras espanholas e viaja pelo mundo em busca de inspiração para seus livros.

4 comentários:

  1. Adorei Dri! Vou vir buscar aqui inspiração para as minhas crônicas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisonjeada LÊ! Imagina você vir buscar inspiração em blog meu? Muito chique ... Um abç.

      Excluir
  2. Esse livro é muito bom!! Auto-ajuda filosófica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve aqui também estará o autoajuda não menos filosófico "Mais Platão, Menos Prozac". Bjs

      Excluir